Welcome

This blog was created to be used with Educative purpose. Here we can find text, songs, pictures and others activities that can be shared with students of Anisio Teixeira´s School. So , I hope you enjoy and learn.



Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de setembro de 2009


Praia de Pirangi

17 comentários:

Unknown disse...

Escola Estadual Anísio Teixeira
Aluna: Silvânia da Silva Lopes 1° Ano
O folclore do Rio Grande do Norte sempre foi muito elogiadas pelos estudiosos. Na década de vinte, Luís da Câmara Cascudo (considerado o maior folclorista nacional), escreveu centenas de livros e nos jornais sobre a beleza de nossas danças folclóricas. Na década de 30 Mario de Andrade, veio estudar a cultura potiguar deixando uma obra valiosíssima. Além deles outros pesquisadores deixaram rico acervo, foram Manoel Rodrigues de Melo, Hélio Galvão e Oswaldo Lamartine. As danças ou os autos do Rio Grande do Norte reproduzem as cantigas (fiéis aos autores). Vamos conhecer os Auto Populares ou Folguedo Folclóricos.

MORAIS disse...

Adorei seu comentário sobre o folclore do RN.Vejo que vc Silvânia, é uma pessoa que lê bastante. Parabéns!
Profº Ivaldí de Morais

Unknown disse...

E.E.anisio teixeira
aluno:Marcelo Henrique v.b 1º ano

O folclore do Rio grande do Norte:
É O conjunto de manifestações de caráter popular de um povo,ou seja,é o conjunto de elementos artístico feitos através de crenças e lendas, sempre ressaltando o caráter tradicional, destas representações.
Por exemplo:
O Araruna, Sociedade de Danças Antigas e Semidesaparecidas, existe em Natal, desde 1956, e representa um repertório coreográfico de danças folclóricas ou folclorizadas em natal.

Unknown disse...

todo os anos nos temos Grupo tocando forró A influência da diversidade cultural está presente nos eventos populares e no folclore norte-rio-grandense, que vai de procissões a vaquejadas, e de danças típicas como forró, quadrilhas estilizadas e Bumba-meu-boi.

Unknown disse...

Escola Estadual Anísio Teixeira

aluno:Marcelo Henrique v.b (1º ano)
turma: (1)

Conhecida como uma das capitais mais tranqüilas do Brasil e como uma das melhores cidades para se viver, Natal já se tornou sinônimo de férias inesquecíveis. Dona de um clima tropical e do ar mais puro das Américas por causa de sua posição geográfica, Natal é um dos maiores pólos turísticos do país atraindo visitantes de vários países estrangeiros e destino certo dos brasileiros que querem tirar férias relaxantes em família, e conhecer as mais belas praias do nordeste.

A história da cidade e o folclore popular encantam quem vem conhecer a cidade, e que em muitos casos, acaba se apaixonando por Natal e decide ficar para sempre.

Unknown disse...

Escola Estadual Anísio Teixeira
Aluna:Jaline Maria S.Guimarais
A cultura popular do Rio Grande do norte se alimenta das mesmas fontes da cultura nordestina.
Os estudiosos do nosso folclore e da nossa arte popular,as raízes mais fortes são de origem da linguagem literatural,oral e de condel das festas religiosa e de algumas danças e folguedos(fogueira),uns dos grande folcloristas Luís da câmara cascudo pesquisou e documentou a Cultura do Rio Grande DO Norte.hoje os seus acervos se encontra no museu câmara cascudo,muito procurando pelos estrangeiros e estudantes de turismo....

Unknown disse...

Escola Estadual Anísio Teixeira
nome: maria de lurdes martins
turma:(1)
sala:(6)
Escrevendo sobre danças dramáticas ibero-americanas, afirmou Mário de Andrade que "um dos problemas curiosos, no estudo da sociedade brasileira, era a intensa e pouco justificável permanência em nossos costumes de celebrações da epopéia marítima portuguesa e das lutas ibéricas entre cristãos e mouros". Realmente, pelo menos à primeira vista, causa espécie a existência, entre nós, dos autos marítimos do ciclo dos navegantes, quando em Portugal nada ou quase nada existe a este respeito, e se em alguma época terá existido há muito de lá desapareceu.
Admiração que só à primeira vista se justifica, pois as cheganças, como as cavalhadas dramáticas de mouros e cristãos, têm seus antepassados nas danças mouriscadas peninsulares, do mesmo modo que o restante de nossas danças dramáticas, mesmo as de aspecto presumivelmente negro tomam as mouriscas como modelo.

Unknown disse...

Escola Estadual Anísio Teixeira
Aluno:Evaldo Silvsetre Silva Junior 1º Ano n°6
praia de Pirangi, Natal-RN otimos mais bom muitos bonitos .Rio Grande do Norte

As quadrilhas juninas são parte do folclore na cultura popular de Natal e se vive até hoje, através de concursos, são premiadas as quadrilhas em várias categorias. As mais comuns que podemos ver são a estilizada e a matuta. Também realiza-se um concurso, o Arraiá Quatrocentão, patrocinado pela Prefeitura Municipal do Natal. O Arraiá Encanta Natal, do bairro das Quintas, foi o grande vencedor numa edição regional do concurso, onde concorreu com, quadrilhas de outros Estados do Nordeste.
Dentre outros, podemos citar outras danças como: Boi Calemba, Boi de Reis ou Bumba-meu-boi, Fandango, Chegança, Congos, Lapinha, Pastoril, Cabocolinhos. As danças brincantes como o Côco-de-pau e o Bambelô. As danças religiosas como: Espontão, Dança de São Gonçalo, Bandeirinhas, Capelinha de Melão e a Araruna. Vasto é o Folclore Norte-riograndense!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
beth disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
beth disse...

Escola Estadual Anísio Teixeira
Ensino de Artes
Aluna:Elizabeth Maria De Sá
turma:01
As Manisfetações culturais q conseguem ainda sobrevivernos dias atuais,quando o interesse pela televisão reduz a possibilidades de uma pessoas manterem viva as suas tradicões e habitos e custumes herdados dos seus antepasados.precisamos valoriza mais a nossas tradições,escolas por exemplos são alguns da dão iniciativa de manterem viva ainda as tradições e reproduzem a nossa historia....

jaline disse...

Escola Estadual Anísio Teixeira
Aluna:Jaline Guimares turma:01
Cultura do RN
O folclore do Rio Grande do Norte mantem as suas tradições,pois cujas peculidades são determinada principalmente,pelas culturas africanas trazidas pelos os escravos e os indiginas que viviam aki em Natal.herdamos os seus habitos ,costumes e crenças...
o nosso folclore é rico em culturas.deveriamos nos aprofunda mais mas na nossa história.

jaline disse...

Escola Estadual Anísio Teixeira
Aluna:Jaline Guimares turma:01
Ensino de Artes
O folclore de Natal ainda esta muito presente no dias de hoje,raízes do nosso povo são contadas em danças,leitura de cordel e assim tantos outros.o nosso grande Folclorista Luís da Câmara cascudo estudou e documentou a nossa historia.hoje grande festas são realizada,mostrando a nossa cultura...
A festa do boi de reis é algumas das principais atrações,assim com outras(festa dos reis;festa da nossa senhora do Rosário).

Unknown disse...

escola estadual anísio teixeira
aluna:silvânia da silva lopes do1º ano mostra Assim como os eventos do Natal em Natal 2007, a Festa de Santos Reis conta com o apoio da Prefeitura do Natal. Missas, novenas, procissão, apresentações de grupos folclóricos, barracas, comidas típicas e shows 140619estão garantidos na festa comemorada se

Unknown disse...

escola estadual anísio teixeira
aluna:silvânia da silva lopes do1º ano mostra Assim como os eventos do Natal em Natal 2007, a Festa de Santos Reis conta com o apoio da Prefeitura do Natal. Missas, novenas, procissão, apresentações de grupos folclóricos, barracas, comidas típicas e shows 140619estão garantidos na festa comemorada sempre no início do ano.

Unknown disse...

escola estadual anisio teixeira.
aluna:ana cristina 1º ano
turma 01
numero: 39

A boa nova vem dos magos legendários,
aqui trazidos pela estrela que conduz:
bichos, pastores, anjos, todos solidários,
reverenciam o pequenino rei da LUZ!

Menino Deus que se fez homem por bondade,
doou-se a nós, livrando-nos de todo o mal,
e ensinou-nos que a maior felicidade
é ser fraterno, amando a todos por igual.

Enquanto houver alguém que viva essa verdade,
ao relembrar o nascimento divinal,
a voz dos sinos se ouvirá na Eternidade:

Feliz Natal! Feliz Natal! Feliz Natal!

Unknown disse...

E.E.anisio teixeira 1º ano
aluno: Marcelo Henrique Vieira Barros.
numero: 22
turma: 01

Semeando um Feliz Natal

As sementes da vida precisam ser semeadas
com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento
que precisamos para viver.
Viver com alegria,
coragem e determinação de seguir adiante.

Viver o presente
com sabedoria e plenitude
para que o ontem
seja um sonho de felicidade
e cada amanhã
uma visão de esperança.

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações...

Desejo que você tenha um ótimo Natal,
cheio de alegrias, harmonia e tudo que a nossa Caixinha de sonhos nos faz acreditar.
Que esse Novo Ano que se aproxima seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita Paz para o nosso mundo.
Feliz Natal e próspero Ano Novo.